CARTÃO DIGITAL




CRIAR LOGOS TIPO



O logotipo, conhecido popularmente como logo, é o distintivo ou emblema formado por letras, abreviaturas, entre as alternativas mais comuns, peculiar e particular de uma empresa, produto ou determinada marca.

Normalmente o logo inclui algum símbolo que permite aos seus observadores associá-lo de imediato com a marca, empresa ou produto em questão.
 O logotipo da cadeia de comida rápida McDonald's são dois arcos dourados que formam por sua vez a letra M.

No entanto, o logotipo não é uma questão nova da modernidade, e sim pelo contrário, pois se trata de uma prática bastante velha, por exemplo, na antiguidade, os artesãos marcavam as obras que haviam criado com um logo.

 E também o logotipo foi uma ferramenta muito utilizada pelos monarcas para cruzar documentos legais, através de um logotipo pessoal feito à mão ou por um carimbo, onde deixavam sua marca nos documentos. 

Entre os requisitos que reúnem um logotipo para conseguir seu principal objeto que é o de somente ao olharmos uma pessoa já saibamos qual é sua empresa ou produto através de sua marca, estão os seguintes: legível (em qualquer dos tamanhos que o mesmo se apresente), reproduzível (sem que importem as condições de material), escalável (ao tamanho que se deseja), distinguível (jamais deve dar lugar a erros ou confusões entre os que o observam, ou seja, deve ser claro) e memorável (ser impactante para que não possa ser esquecido facilmente).

Vale destacar que é comum o termo ser empregado de maneira indiferente para referir-se a estes conceitos: isotipo (ícone ou signo visual) e isólogo (uma combinação de isotipo e de logotipo).

Entre os logotipos mais famosos e reconhecíveis do mundo se destacam: o anteriormente mencionado dos dois arcos dourados do McDonald's, a língua da banda Rolling Stones, a maça da Apple, o símbolo intencional que lembra o sinal de “ok” ou “checado” da Nike, e outros formados unicamente por letras, tais como a Coca-Cola, Sony, Mont Blanc e CK (Calvin Klein). 
Normalmente suas palavras são fortes e passam uma imagem que facilmente são associadas a elas. 

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O que é blog e como surgiu?
O blog é um tipo de site estruturado para compartilhar conteúdos de maneira frequente, podendo englobar diferentes nichos e finalidades. Por isso, ele se diferencia de páginas institucionais, e-commerces e portais de notícias.

Quais são os principais tipos de posts em blogs?
Você conheceu diferentes formatos para os posts. Porém, eles também podem ter diferentes tipos, a depender da sua finalidade e estrutura. Confira as principais possibilidades! 



Para que serve um blog?
Conhecendo o conceito de blog, é possível perceber que ele pode ter diversas finalidades. Todavia, um dos principais objetivos para a criação desse site atualmente é a construção de maior autoridade, como uma ferramenta de marketing digital.

Profissionais e empresas podem utilizar o blog para compartilhar conteúdos educacionais que permitam aos leitores identificar problemas e suas possíveis soluções — demonstrando também como os seus produtos e serviços vão ajudá-lo.

Assim, eles visam conseguir melhores posições nos mecanismos de busca, como o Google, para que o blog apareça nas pesquisas dos usuários. Nesse caso, há chances de o usuário acessar o blog e iniciar um relacionamento com a sua marca. No futuro, isso pode levar à aquisição de produtos ou serviços.

Em relação à autoridade, conforme o blog atrai acessos e engaja o público, a tendência é que a marca passe a ser enxergada como uma fonte confiável de informação. Nesse sentido, surgem mais oportunidades para ampliar o alcance no mercado e conquistar uma posição mais relevante entre os concorrentes.

Quem são os blogueiros?
Ao estudar o tema, é bastante comum pensar nos blogueiros. O termo ficou famoso quando os blogs começaram a ganhar mais destaque, identificando as pessoas que conseguiam produzir conteúdos relevantes, gerar engajamento e, até mesmo, monetizar a atuação — transformando-a em profissão.

Com o surgimento das redes sociais, que permitem conquistar seguidores e compartilhar diferentes tipos de conteúdos, esse conceito evoluiu — gerando os chamados influenciadores digitais.

Logo, atualmente as nomenclaturas se confundem, mas têm relação com os produtores de conteúdo que postam materiais relevantes sobre os temas com os quais trabalham.

O que são artigos e posts?
Os termos artigo e post são usados para definir os conteúdos divulgados no blog. Cada nova divulgação costuma ser chamada artigo ou post — que também deu origem ao termo “postagem”.

Ou seja, são termos generalistas para descrever qualquer tipo de conteúdo que será veiculado nos blogs, podendo abranger uma série de formatos e características.

Quais são os principais formatos de posts para blogs?
Agora que você já aprendeu o que é um blog e tem uma base maior sobre as suas características, funcionamento e termos relacionados, é hora de aprender os formatos de posts que podem ser feitos. Conheça!

Textos
Os textos são os formatos mais comuns, contando com artigos sobre diferentes temas seguindo técnicas de SEO (Search Engine Optimization) visando buscar boas posições nas pesquisas do Google. 

Imagens
Elas costumam ser adicionadas para chamar a atenção para o texto ou complementar as informações descritas. Assim, vale usar fotografias, gráficos, tabelas e outros itens que possam enriquecer a mensagem passada. Em outros casos, os posts podem se limitar às imagens, dependendo do seu conteúdo.

Infográficos
Os infográficos unem textos e imagens. Assim, ele utiliza diferentes elementos visuais junto ao conteúdo escrito para entregar conhecimento de maneira objetiva, de fácil compreensão e em um espaço mais curto.

Ebooks
Os ebooks são materiais escritos e diagramados para trazer informações mais ricas e aprofundadas para o leitor. Eles podem ser disponibilizados em complementação a um blog post. A vantagem é que eles podem ser vinculados a landing pages, solicitando contatos dos usuários em troca do material. Depois, os leads devem ser filtrados para identificar e implementar possíveis estratégias visando a conversão.

Vídeos
Os vídeos estão ganhando mais espaço, especialmente em redes sociais, mas também podem fazer parte do blog. As ferramentas que permitem a postagem trazem funcionalidades para incorporar esse formato. Inclusive, é possível republicar conteúdos do YouTube e de outras plataformas.

Áudios
Outro formato que tem se destacado é o conteúdo em áudio, especialmente com o aumento nos podcasts publicados diariamente. Nesse caso, existem duas possibilidades: criar um material exclusivamente via áudio, que pode contar com entrevistas também, ou apresentar a versão em áudio de posts escritos, para dar mais opções aos usuários e garantir a acessibilidade do post.

Posts interativos
Os posts interativos são aqueles que permitem ao usuário realizar ações para consumir o conteúdo proposto. O exemplo mais comum são os quizzes, nos quais o leitor responde diferentes perguntas para ter acesso a um resultado específico e informações complementares, a depender da estratégia.

E vale destacar que essas são apenas algumas possibilidades de conteúdo. Na verdade, existem várias alternativas — white papers, webinars, slides etc. — e podem surgir novas opções com o tempo. Logo, vale a pena acompanhar as tendências.

Quais são os principais tipos de posts em blogs?
Você conheceu diferentes formatos para os posts. Porém, eles também podem ter diferentes tipos, a depender da sua finalidade e estrutura. Confira as principais possibilidades! 

listas: elas elencam itens que serão explicados ao leitor, como “X dicas para abrir uma empresa” ou “X boas práticas para economizar para uma viagem ao exterior”;
materiais educativos: trazem conteúdos mais gerais, podendo ou não contar com listas para complementar as informações repassadas ao leitor;
tutoriais: funcionam como um passo a passo para ajudar o leitor a adotar uma ação específica ou utilizar determinado item;
novidades: trazem informações recentes do mercado ou dos seus produtos e serviços;
estudos de casos: apresentam cases de sucesso ou utilizam dados empíricos para apresentarem informações a partir de uma situação específica;
reviews: trazem avaliações técnicas, opiniões ou comparativos sobre diferentes produtos e serviços. Podem ser interessantes para comércios, servindo como atrativo para diferentes produtos.


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